• Missner

Qual a diferença da cicatriz hipertrófica e queloide?

Atualizado: Ago 11

Os dois tipos apresentam vermelhidão, coceira e elevação na pele, mas você sabe qual a diferença entre estas formas de cicatriz?

A cicatriz hipertrófica (figura 1), tem uma aparência elevada na pele, entretanto, não ultrapassa as margens da cicatriz. Esse tipo de cicatriz surge devido a produção aumentada e desorganizada de colágeno cicatricial.

O queloide (figura 2) é uma cicatriz que ultrapassa os limites da cicatriz inicial, tende a crescer, expandir e só aumentar com o passar dos anos. Isso porque há uma produção excessiva e patológica de colágeno cicatricial que interfere no funcionamento normal da cicatrização fisiológica. O tratamento da cicatriz hipertrófica normalmente é iniciado com produtos tópicos e com fitas de silicone sem medicação, pois o simples fator mecânico da pressoterapia ajuda na degradação do colágeno excessivo. Já o tratamento da cicatriz queloidiana, na maioria dos casos, é cirúrgico e associado a betaterapia.


Entre em contato conosco para mais informações.

(11) 93017-4675

(11) 95153-8447 (WhatsApp). Texto de: Renata Munhoz Marangon Fisioterapeuta Dermatofuncional Crefito 52.389-F Instagram: @cirurgiaplasticaeposoperatorio


Você sabia que a Missner possui a Fita de Silicone? No uso prolongado da Fita de Silicone Missner sobre as cicatrizes, ela traz uma melhora no aspecto e na altura, e também diminui a cor mais escura da cicatriz. Saiba mais aqui em nosso catálogo.


3,301 visualizações

© 2018 por Missner: Um toque de cuidado.

Rod. BR-470, Km 54,6, 2870 - Salto Norte, Blumenau - SC, 89065-800

  • Facebook
  • Instagram
  • linkedin 2
  • YouTube