• Missner

Linhas Langer: você sabe o que são essas linhas do nosso corpo?

Atualizado: Ago 11

As linhas Langer foram historicamente definidas pela direção em que a pele humana se divide ao ser atingida com um ponto. Vamos conhecer mais sobre elas?


O que são as linhas Langer

As linhas de Langer ou de Clivagem são linhas “ imaginárias” que correspondem a orientação natural das fibras de colágeno da derme. Em geral elas se apresentam paralelamente às fibras dos nossos músculos e estão espalhadas por todo corpo, incluindo a face.



Foto: Fonte Wikipedia, Abril, 2020.


Qual a importância das linhas Langer?

As linhas Langer são usadas para orientar os médicos cirurgiões no ato da realização de uma incisão, principalmente de cirurgias plásticas, tendo uma importância fundamental, pois farão com que a região que foi submetida a uma incisão cicatrize com menor tensão, tenha menos riscos de complicações cicatriciais, gerando, enfim um reparo tecidual mais funcional e mais estético.

Esse é um dos motivos da cicatrização da mastopexia (cirurgia de fixação das mamas) com incisão em T invertido, pode causar uma deiscência na zona de junção, já que a incisão vertical da descida do T (formato da cicatriz) não acompanha as linhas de Langer, podendo ocorrer uma complicação na cicatrização neste local.

Fonte:

Linhas Langer: texto escrito por Renata Munhoz Marangon, Fisioterapeuta Dermatofuncional/ Crefito 52.389-F, Instagram: @cirurgiaplasticaeposoperatorio


Como facilitar uma cicatrização?

Para ajudar na correção dessas cicatrizes, que podem evoluir para uma cicatrização complexa como - deiscência, queloide, hipertrofia, a Missner desenvolveu a Fita de Silicone, que possui este componente em gel.


A Fita de Silicone Missner faz uma barreira de união dos bordos da incisão mantendo uma alta umidade, favorecendo a reordenação das fibras de colágeno e transferindo a tensão do centro da incisão para áreas íntegras além da fita, evitando que a incisão se tencione e se abra.


Quando usado em cicatrizes por um tempo superior a 3 meses, observa-se que a fita melhora substancialmente a estética cicatricial.


A Fita de Silicone Missner é usada por profissionais fisioterapeutas dermatofuncionais, enfermeiros estomaterapeutas, dermatologistas, cirurgiões plásticos etc, que entendem de cicatrização complexas em pós-operatórios.


Já conhece a Fita de Silicone da Missner? Conheça mais sobre ela aqui.

1,678 visualizações

© 2018 por Missner: Um toque de cuidado.

Rod. BR-470, Km 54,6, 2870 - Salto Norte, Blumenau - SC, 89065-800

  • Facebook
  • Instagram
  • linkedin 2
  • YouTube