• projetosmkt

Enfermeira conta experiência no tratamento de feridas domiciliar pela rede pública de saúde


Meu nome é Áquilla Chahinne, sou enfermeira especialista em Dermatologia aplicada a feridas e vou contar um pouco da minha experiência  no tratamento  de feridas no atendimento domiciliar pela rede pública  no município de Barra dos Coqueiros, Sergipe.


“Quando iniciei no serviço de saúde observei que os profissionais se limitavam a utilizar no tratamento de feridas apenas três tipos de coberturas: Colagense com Clorafenicol, Sulfadiazina de Prata e Óleo de Girassol (AGE).


Essa restrição a esses fármacos me deixava insatisfeita, pois além da dificuldade da remoção do esfacelo que acontecia diversas vezes, existia a demora no processo de cicatrização, e destas, a mais cabível para favorecer o tecido de granulação era o óleo AGE.


Decidi então avaliar meus pacientes prescrevendo coberturas para aqueles que tinham possibilidade financeira de adquiri-las até uma nova licitação ser publicada no município.

Usualmente, na primeira avaliação, dispunha de apenas três coberturas ofertadas pelo serviço público, então, quando possível, conversava com o paciente/familiar/cuidador responsável sobre a possibilidade de aquisição de coberturas/curativos.


Basicamente acrescentei hidrogel, placa de alginato de cálciocarvão  ativado com prata e malha não aderente  impregnada com ácidos graxos e notadamente as respostas foram acontecendo de forma mais rápida. O tempo de cicatrização das feridas reduzia significativamente quando utilizada a cobertura mais coerente com o estágio da ferida.


Atuar desta forma foi crucial para o tratamento dos pacientes, e certamente sempre me deu subsídios para lutar pela implantação  de novas coberturas, comprovando o benefício  da aquisição e a rápida evolução no fechamento das lesões.”


O enfermeiro é o profissional que tem fundamental importância no tratamento das feridas, avaliando, prescrevendo, orientando e possibilitando as melhores opções para a reparação/cicatrização. Se informar sobre a presença deste profissional no acompanhamento dos portadores de feridas poderá fazer toda a diferença na qualidade de vida desses pacientes.


Enfa Especialista Áquilla Chahinne Souza Gomes,

Contato: 79 9 9887-8484

e-mail: enfa.aquillachahinne@gmail.com


Precisa falar com a Missner? Entre em contato conosco.

(11) 93017-4675

(11) 95153-8447 (WhatsApp)



0 visualização

© 2018 por Missner :: Melhor Produto Sempre.

BR-470, Km 54,6, 2870 - Salto Norte, Blumenau - SC, 89065-800

  • linkedin 2
  • Facebook
  • YouTube