© 2018 por Missner :: Melhor Produto Sempre.

BR-470, Km 54,6, 2870 - Salto Norte, Blumenau - SC, 89065-800

  • projetosmkt

Enfermagem Podiátrica e os Alginatos


Felizmente dentro da área de Podiatria Clínica em Enfermagem e da Podologia temos a possibilidade de nos beneficiar de algumas coberturas e curativos para tratar pequenas lesões que ocorrem em decorrência até mesmo de procedimentos podoprofilático, como: corte, lixa, retirada de espículas das unhas e retirada de calos e calosidades com bisturi, por exemplo.


Tais situações merecem um cuidado maior especialmente quando o cliente ou paciente é diabético ou apresenta algum distúrbio de coagulação sanguínea de forma que sua saúde não seja colocada em perigo.


Para ajudar a minimizar o risco de potenciais infecções nessas pequenas lesões ungueais - das unhas ou mesmo na pele dos pés, muitos de nós enfermeiros habilitados e aperfeiçoados em Podiatria Clínica ou podólogos podemos incorporar em nossos atendimentos algumas soluções, como: coberturas como alginatos que absorvem o sangramento, cessando-o, além de prevenir infecções por possuírem prata iônica, um componente fundamental para barrar o crescimento de bactérias e eliminar ou matar as existentes no local.


Para mim, o alginato de cálcio com sódio e com prata iônica (Ag) se apresenta melhor do que a espuma, que só absorve, mas não tem cálcio nem sódio. Pelo fato dos alginatos serem coberturas produzidas a partir de algas marinhas são facilmente recortáveis e altamente absorvíveis. Já muitos curativos de carvão ativado (vendidos como bactericida, sem serem) não podem ser recortados no tamanho desejado, o que dificulta o uso nesses casos.


Eu tenho preferido utilizar na minha prática clínica alginatos de cálcio associados ao sódio e Ag, que além de cumprir tudo o que falamos, acelera a cicatrização, limpando ferimentos que possam ter ficado com tecidos mortos.

Ser um profissional atento aos recursos existentes no mercado e ter a constante preocupação em ler rótulos dos componentes dos curativos nos ajuda substancialmente em atingir melhores resultados.


Escrito por Ana Sofia Dantas, que é enfermeira e se dedica a tratar lesões e infecções das unhas e pés na área da Podiatria Clínica.

Contato: 11 93017-4675 e 11 95153-8447 (sofiasoft1@hotmail.com ou mtec01@missner.com.br)



126 visualizações1 comentário
  • linkedin 2
  • Facebook
  • YouTube