• projetosmkt

Dia Mundial da Saúde – 07 de abril, uma data cheia de significados.

No dia 07 de abril se comemora o Dia Mundial da Saúde, e perceba o quão importante é lembrar desta data, especialmente neste ano de 2020, em meio a pandemia do Covid-19 que todos os países enfrentam.


A data coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.



Mas afinal, qual o conceito de “saúde”?


O conceito de “saúde” pela OMS é definido como: um “estado de completo de bem-estar físico, mental e social, e não meramente, a ausência de doença ou enfermidade”.


Todavia, a definição da OMS incomoda alguns estudiosos que pensam que tal estado é difícil de ser conquistado, daí definirem saúde apenas como “a ausência de doença ou enfermidade”.


Falando de epidemiologia, os conceitos de saúde podem ser:


- para uma criança: saúde pode ser - brincar, ficar forte, crescer, andar de bicicleta, comer doces e não ficar doente;

- para um adulto jovem: saúde pode ser - poder praticar exercícios físicos, movimentar-se bem, poder trabalhar com vigor, namorar;

- já para um idoso: saúde pode ser: não ter dor, não sentir-se só, não precisar ir a farmácia, brincar com os netos.


Perceba que para uma pessoa internada em um hospital, a definição da saúde pode ser “não ter essa doença ou estar em casa com minha família, ou ainda, poder ter a minha rotina de volta”.


Observem o quão amplo e significativas são as respostas em cada fase ou condição de vida.


Ter um bom acesso à educação, à alimentação saudável, ao lazer, à prática de exercícios físicos, ao saneamento básico, a qualidade de vida, a um ambiente protegido, também faz parte do conceito de saúde e que deve ser igualitário.


Ano de 2020: um novo tema para o conceito de “saúde”.


A data 07 de abril elege em cada ano um tema para ser abordado. Noutros anos os temas já foram: depressão, hipertensão, envelhecimento saudável, doenças transmitidas por vetores, segurança alimentar etc. Para 2020, o ano em que o mundo todo precisa estar mais do que unido no combate a esta pandemia, qual será o tema proposto?


A Missner deseja que a data continue servindo para conscientizar o mundo sobre a importância em nos mantermos saudáveis, de forma física e mental. Que o dia 7 possa abrir espaço para que o mundo discuta e se conscientize sobre tudo que pode agravar a saúde, assim como facilitar a prevenção de doenças.


Nossa Constituição Federal de 1988, assegura a todo cidadão o direito à saúde, que deve ser garantido pelo Estado.


Que não nos esqueçamos que temos diversos direitos. A saúde é um deles, mas não vamos nos esquecer que também temos deveres a cumprir.


Texto escrito por Ana Sofia Dantas Gonçalves – Enfermeira Especialista de Produto Missner & Missner São Paulo-Brasil.


Fale com a Missner: (11) 93017-4675 | (11) 95153-8447 (WhatsApp).

0 visualização

© 2018 por Missner: Um toque de cuidado.

Rod. BR-470, Km 54,6, 2870 - Salto Norte, Blumenau - SC, 89065-800