• marketing47547

Biofilmes

Muito tem se discutido mundialmente acerca dos Biofilmes, em todas as áreas da saúde. O manejo deste, torna-se fundamental para o sucesso nos tratamentos que envolvem presença de microrganismos, e um desafio constante aos profissionais de saúde.

Entende-se por Biofilmes um conjunto de células microbianas unidas por matriz de substâncias poliméricas extracelulares (EPS), esse desenvolvimento do biofilme pode ocorrer em tecidos vivos ou em objetos inanimados. Na Enfermagem além da preocupação com as feridas, temos também a preocupação com os dispositivos médicos e superfícies.

No tratamento de feridas, o reconhecimento da ocorrência do biofilme, e o seu manejo adequado torna-se fundamental. Em cada etapa do tratamento da ferida existem estratégias importantes que vão contribuir com o desequilíbrio desse importante mecanismo de defesa dos microrganismos. Vamos dividir em etapas as oportunidades de manejo desses biofilmes:

  1. Avaliação e higiene da ferida: momento em que se expõe a lesão e através da observação: do tipo de tecido, característica do exsudato, bordas e tecidos adjacentes. Vamos identificar quais produtos serão necessários para higienizar e assim reduzir a colonização bem como “perturbar” o biofilme;

  2. Terapias Tópicas: sobre a escolha da cobertura adequada, existem diversas disponíveis no mercado. O importante é levar em consideração custo x benefício, e decidir junto ao paciente qual a melhor escolha;

  3. Terapias Complementares: hoje temos disponíveis terapias como laser terapia, ozônio terapia, aroma terapia, entre outras. Que contribuirão com o controle e redução do biofilme, acelerando assim a regeneração tecidual.

Enfa. Jane Conceição dos Reis.

Estoma terapia – Podiatria Clínica.

Sócia-Proprietária da Clinica Lucélia Torres Care.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo